Devocionais #9 – Você já reclamou hoje?
A nossa natureza humana nos ensina a reclamar de tudo. Já nascemos chorando, não é verdade? A nossa sociedade também tem a sua contribuição nisso tudo, afinal, olhe ao seu redor, veja se tem alguém reclamando.
Provavelmente vai achar muitos. Agora veja se tem alguém agradecendo. Provavelmente vai achar poucos.
E você, já reclamou de alguma coisa hoje? Parece que a reclamação nos dá uma satisfação interior, um escape para aquilo que estamos sentindo. Se não reclamarmos de alguma coisa ou de alguém, parece que vamos explodir.
Reclamar, em tese, não é pecado. Inclusive, muitas coisas só funcionam nesse nosso mundo quando reclamamos. E nós também muitas vezes só nos movimentamos ouvindo as reclamações de outros contra nós.
Se o bebê não chorasse de fome, muitos pais não iriam lembrar que têm de dar de comer a ele. Esse é o nosso mundo.
O problema é quando a reclamação venda nossos olhos para as bênçãos que Deus opera em nós e por nós diariamente. Viramos mal agradecidos que reclamam de tudo e por isso viramos também injustos.
Tornamos-nos murmuradores e ingratos. Ai sim, estamos pecando.
Foi o problema de Israel no deserto. Havia muitos motivos para insatisfação, ninguém nega isso, mas havia também motivos ainda maiores para confiar em Deus e dar graças por tudo que já tinha feito, que estava fazendo e que prometeu fazer.
O deserto estava difícil, ninguém dúvida, mas Deus providenciou água, comida, abriu um mar para salvar o povo… por tudo isso, a ingratidão é um pecado que Deus não aceita.
Não foi à toa que a paciência (grandiosa) de Deus se esgotou diante de um povo que se guiava apenas pelas reclamações e nunca pela gratidão:
“Nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Números 14:22-23)
O desafio que Deus nos dá diariamente é: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonisenses 5:18)
Isso não significa tapar os nossos olhos para as intempéries da vida, ser um alienado, ficar calado perante tudo, mas é olhar para tudo que acontece e reconhecer que existe um “para quê”.
Deus está no controle, não é à toa que Ele é chamado de Soberano. Deus não está sendo surpreendido pelos acontecimentos. Ele cuida de nós, nos ama, nos fortalece…
Que a gratidão tome o lugar da reclamação sem fundamentos e injusta! Que a pergunta seja outra e a resposta também: Você já agradeceu hoje?
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Devocionais #7 – O que é que você tem nas mãos?
- Devocionais #15 – 4 segredos bíblicos para enfrentar as crises e sair vitorioso
- Devocionais #26 – 4 coisas que podemos fazer de Jesus em nossa vida
- Devocionais #20 – 3 formas práticas de recuperar a sua paz interior
- Devocionais #13 – É proibido ficar cansado!
- Devocionais #10 – Você constrói a paz ou destrói a paz?
- Devocionais #11 – Jesus dá dicas de como usar bem o tempo