4 lições básicas de Jesus para vencer as mais difíceis tentações do diabo

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões |
A Bíblia nunca foi tão FÁCIL de entender! Talvez você esteja ESTRANHANDO isso que acabou de ler, pois todo mundo diz que a Bíblia é DIFÍCIL DE ENTENDER!

Porém, depois que criei meu método TEXTO NA TELA de estudo da Bíblia toda e já o apliquei em mais de 25 mil alunos em meus 20 anos dando aulas, certamente posso afirmar que ficou FÁCIL estudar a Bíblia!

QUER COMPROVAR ISSO? Você também pode fazer parte desse grupo de pessoas que entendem a Bíblia com facilidade, estudando algumas horas toda semana!

Nosso método exclusivo te guia passo a passo para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus, com muita facilidade!

Porém, como atendo pessoalmente meus alunos, as vagas são limitadas!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

A Bíblia nos ensina que Jesus, sendo Deus, se fez homem. E sendo homem, foi exposto as dificuldades que nós seres humanos enfrentamos (Filipenses 2:7).

E uma dessas dificuldades, talvez uma das maiores, são as tentações. Em Mateus 4.1-11, Jesus Cristo é levado pelo próprio Espírito de Deus para ser tentado.

Era hora de Cristo enfrentar o que nós seres humanos enfrentamos, o tentador: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mateus 4:1).

E por ter passado por essa grande e terrível tentação e vencido, Jesus tem muitas coisas a nos ensinar sobre enfrentar e vencer tentações. Vejamos as lições básicas de Jesus para enfrentarmos e vencermos as tentações mais difíceis.

As lições de Jesus para enfrentar e vencer as mais difíceis tentações

(1) Esteja focado nas práticas espirituais

Com toda a certeza Jesus estava passando por um momento muito difícil de Sua vida e ministério. Ele estava debaixo de tentações do próprio diabo. O que Jesus fez?

Ele dedicou-se às práticas espirituais de maneira muito focada e especial. O texto nos mostra que Jesus começou imediatamente um jejum: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mateus 4:2).

Jesus nos ensina que para vencer tentações é preciso estar mais conectado com Deus e com a vontade Dele do que com o mundo e suas distrações.

(2) Esteja atento

A tentação pode vir do lugar que menos se espera. Ao invés de começar a tentar Jesus, talvez com prazeres sexuais ou com as tentações mais comuns em que os homens geralmente caem, o diabo aproveitou-se de algo legítimo para tentar confundir Jesus:

Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:3).

Qual o pecado em comer e saciar a fome? Nenhum, poderíamos pensar. Mas Jesus sabia que naquele momento estava em jejum e comer qualquer alimento estaria fora da vontade de Deus para a vida dele, além, é claro, da sugestão do diabo de que deveria fazer sinais para provar que era Filho de Deus, o que, naquele momento, não era algo necessário.

(3) Esteja com a palavra de Deus em seu coração

Apesar do diabo tentar confundir Jesus, Ele tinha a palavra de Deus clara em seu coração. Jesus certamente era um grande estudioso da Palavra do Senhor, buscava sempre meditar nela e memorizá-la.

Quando Jesus responde ao diabo, iniciando com “está escrito”, ele evoca todo o poder da palavra de Deus para fortalecer a sua decisão de não cair na tentação: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Jesus mostra ao diabo que o caminho em que Ele estava seguindo era seguro, era reto e estava firmado nos preceitos do Senhor.

A palavra de Deus sempre nos ajudará a vencermos os ataques do maligno. Em Efésios 6:10-20 a Palavra de Deus é mostrada como sendo parte da armadura de Deus que o cristão deve usar.

(4) Esteja sempre alerta

O diabo não se contentou com apenas uma tentação. Jesus deve ter ficado feliz em resistir à primeira tentação e vencer, porém, o diabo ainda disparou mais duas vezes contra Jesus naquele momento.

O diabo não tem dó de ninguém. Ele vai explorar todas as oportunidades para nos fazer pecar e desagradar a Deus. Tenha isso em mente.

Além disso, Lucas nos relata que ele, mesmo depois de ter perdido para Jesus, ainda não se deu por vencido: “Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno” (Lucas 4:13).

O diabo sempre vai procurar momentos oportunos para nos fazer cair, por isso, é preciso estarmos sempre alertas e firmes em nossos propósitos com Deus. Jesus viveu alerta até a Sua morte na cruz, quando cumpriu plenamente a Sua missão.

Nós também devemos focar em nossa missão e nunca baixar a guarda, pois o diabo com suas tentações sempre aguarda o momento oportuno para nos atingir.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp