O que significa nascer da água e do Espírito?
Você Pergunta: Eu gosto muito de ler sobre o encontro de Jesus com Nicodemos. Acho incrível a forma como Jesus impacta um mestre da lei com Suas palavras poderosas. Mas existe uma frase de Jesus a Nicodemos que ainda não consegui compreender plenamente. Quando ele diz que para entrar no reino de Deus a pessoa precisa nascer da água e do Espírito. O que seria isso de forma prática? Como podemos entender essa fala de Jesus a ele?
Cara leitora, esse encontro de Jesus com Nicodemos realmente é algo muito lindo de se ver. Nos mostra como Deus é poderoso e consegue convencer o ser humano do pecado e do erro e transformá-lo em uma nova criatura.
Vamos juntos agora entender melhor a expressão nascer da água e do Espírito para que tenhamos uma compreensão correta desse encontro:
O que é nascer da água e do Espírito?
(1) Analisando o contexto conseguimos observar claramente que a intenção de Jesus é mostrar a Nicodemus que ele estava iludido, achando que sua religião o salvaria, que ser um mestre da Lei era suficiente para agradar a Deus.
Jesus, no entanto, é claro em dizer a ele que ele precisava nascer de novo para fazer parte do reino de Deus: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).
Nicodemos se confunde todo, achando que Jesus estava falando sobre um novo nascimento físico (João 3:4), talvez se confundindo tendo em mente as falsas ideias de que a reencarnação existia.
Leia também: Qual a diferença entre reencarnação e ressurreição
(2) É, então, nesse momento que Jesus usa de uma figura de linguagem muito rica de significados para que Nicodemus entendesse a questão: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).
(3) Nascer da água: Jesus aqui usa um elemento que nos aponta para a purificação. A água tem esse forte apelo purificador, lavador. Nicodemus precisaria ser lavado, purificado de seus pecados e pensamentos errados.
A água também pode ter sido usada aqui por Jesus para trazer à memória a pregação de João Batista, que era enfático da importância do arrependimento antes de receber o batismo (água) como símbolo daquilo que já havia acontecido no coração da pessoa.
O arrependimento e, consequentemente, a purificação dos pecados, era um pré-requisito importante para fazer parte do reino de Deus.
(4) Nascer do Espírito: O Espírito Santo é aquele que toca em nosso coração. Jesus exemplificou de uma forma impressionante: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (João 3:8).
O Espírito Santo impacta nosso coração, nos mostra nosso erro, nos provoca, trabalha em nós. Ai sim temos as condições de responder a essa ação com o nosso arrependimento e sendo purificados então por Ele.
Sem nascer do Espírito ninguém consegue se arrepender, pois está totalmente preso a sua natureza carnal pecaminosa. O Espírito Santo nos dá a possibilidade de vencermos essa natureza, de nascermos de novo para uma nova vida, agora com Deus.
(5) O que temos aqui é o ensino profundo de Jesus sobre a obra de salvação. Não depende de nossas obras, é graça de Deus (Efésios 2:8-9). Deus nos capacita a responder ao Evangelho.
Nascemos de novo. Nosso espírito se renova, somos perdoados, somos transformados e experimentamos o poder de Deus. Nos transformamos em discípulos, em seguidores de Jesus de Nazaré.
Era essa ênfase poderosa que Jesus expôs a Nicodemos quando lhe disse que era necessário nascer da água e do Espírito.
Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:
- Se não existe a palavra trindade na Bíblia, como ela pode ser bíblica?
- Por que ter concubinas não era considerado adultério no Velho Testamento?
- Existe diferença entre venerar e adorar IMAGENS?
- O que significa o ferro com ferro se afia em provérbios?
- Não devo orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor?” É falta de fé?
- Qual foi o pecado de Ananias e Safira? Foi ofertar pouco a Deus?
- As lições que aprendemos na história da mulher do fluxo de sangue